A Biblioteca das Crianças

Criada e realizada com crianças, a peça “A Biblioteca das Crianças” é impulsionada pelo desejo de imaginar múltiplas bibliotecas: que histórias, espaços, sons, cores, movimentos e outras materialidades podem estar aí presentes?

Voltada para pessoas de todas as idades, a peça convida o público à participação direta, com cenas que acontecem, ao mesmo tempo, em diferentes “estações” do espaço de apresentação, onde são disponibilizados livros, papéis, ferramentas, sonoridades e outros estímulos para a criação coletiva.

As crianças protagonizam o trabalho, acolhem o público, orientam as possibilidades de vivenciar a experiência e chamam a atenção para três regras importantes: cada pessoa adulta só pode entrar acompanhada de uma criança responsável; crianças e adultos não podem se interromper enquanto falam; e é imprescindível levar as crianças a sério.

Fruto de um intercâmbio artístico internacional entre Jorge Alencar e Neto Machado com a dupla de artistas alemães Melanie Mohren e Bernhard Herbordt, do Die Institution, a estreia de “A Biblioteca das Crianças” aconteceu no ano de 2024, simultaneamente, no Brasil e na Alemanha, com transmissão ao vivo e interação de um lugar para outro.

A BIBLIOTECA DAS CRIANÇAS
Concepção e direção: Jorge Alencar, Neto Machado, Melanie Mohren e Bernhard Herbordt
Criação e elenco: Alice, Gustavo, João, Liz e Nina (ou outras crianças das cidades onde a peça seja apresentada e recriada)
Classificação indicativa: Livre
Duração: 50 minutos
Produção: Dimenti Produções Culturais

Veja também

De Jorge Alencar
De Jorge Alencar
De Jorge Alencar